Escolhendo o rodízio para sua cadeira

Escolhendo o rodízio para sua cadeira

Ergonomia, ajustes de altura dos braços, encosto, regulagem do assento e também o movimento de deslize da cadeira são características que resultam no conforto das cadeiras de escritório.

Apesar de parecer difícil, a tarefa de trocar ou comprar novos rodízios é bem simples, basta um pouco de atenção nas características como material e as normas técnicas brasileiras.

Tipos de Rodízio

Rodízio Nylon/PE

Por serem mais acessíveis, os modelos de Nylon ou de PE (Polietileno), são mais usados no comércio.

Para superfícies macias são recomendados pelo fato de serem modelos mais rígidos e não absorver muito o impacto, pode ser usado em carpetes e/ou tapetes.

Pelo fato da alta densidade e resistência, e também pelo preço no mercado, é utilizado na maioria das cadeiras o rodízio de Nylon (como da imagem abaixo). Não possui sistema anti risco e nem antirruído, fazendo assim com que sua produção seja mais barata.

Os modelos descritos se encaixam na classificação do tipo H, com material mais rígido segundo a NBR 13962/2006 (Norma Brasileira que determina as características físicas e classifica as cadeiras para escritório).

Rodízio PU

 

São indicados para superfícies lisas, por exemplo mármore, madeiras e porcelanatos, aonde os rodízios macios são mais indicados. Porém, se usados em superfícies ásperas, podem sofrer um desgaste excessivo.

Rodízios de PU – (poliuretano): acabamento semelhante a borracha, além de não riscar o piso, é muito mais durável. Para protege-lo, geralmente existe uma capa por cima em polipropileno.

 

Dimensões de Rodízio

A norma determina também que o diâmetro mínimo da roda deve ser de 48mm, tanto para rodízios mais rígidos, como para os mais macios.

Como o diâmetro de encaixe padrão é de 11mm, e normalmente estes rodízios possuem um anel de expansão, sua troca geralmente é muito fácil e tranquila.

 

Perceba que, como indica a imagem acima, o diâmetro padrão dos rodízios para as cadeiras de escritório é de 50mm (imagem 1), enquanto que o padrão das cadeiras mais sofisticadas é de 65mm (imagem 2). Por isso, antes de comprar, preste atenção a este detalhe.

 

Também é importante estar atento à carga que podem suportar, pois é possível encontrar versões de 50Kg a 200Kg.

Resumindo

Para escolher o rodízio ideal para uma cadeira, é preciso observar detalhes como o material que o rodízio é feito, sua classificação(definida pelo tipo de piso em que ele será utilizado) e as dimensões certas para que haja o melhor encaixe com a cadeira certa.

Agora que você já conhece os tipos de rodízios existentes e suas características, poderá facilmente decidir qual o modelo ideal para a sua cadeira.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *